PROJETO "LER COM PRAZER IV"


CARACTERIZAÇÃO:




TÍTULO: Ler com prazer IV 
NATUREZA DA AÇÃO: Atividade pedagógica
LOCAL DE REALIZAÇÃO: CEMA
EQUIPE: Corpo docente
PERÍODO: abril a novembro de 2012
PÚBLICO ALVO: Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental 





OBJETIVO:  

Formar leitores competentes e, consequentemente, indivíduos capazes de compreender e escrever com eficácia. 

PLANO DE TRABALHO: 

O projeto iniciar-se-á dia 19 de abril em comemoração ao Dia do Livro. Na abertura haverá atividades culturais e lúdicas alusivas à data e que serão planejadas pelos professores e estudantes das turmas do período matutino e vespertino. A programação consta de: dramatização; declamação de poemas; contação de histórias; músicas e danças; gincana da leitura.

Durante os meses de abril a novembro, todas as turmas farão a leitura de gêneros textuais variados:

1º ano: releituras (ênfase: oralidade e artes plásticas) e contos de fada;
2º ano: contos de fada e fábulas;
3º ano: fábulas e gibis;
3ª série: gibis e contos da carochinha;
4ª série: poemas e livros de literatura (temas sociais e ambientais);
5ª série: contos, biografias, reportagem, livros de literatura infanto-juvenil;
6ª série: reportagem, biografia, entrevista, livros de literatura infanto-juvenil;
7ª série: notícia, crônica, tiras, livros de literatura infanto-juvenil;
8ª série: editoriais, artigos de opinião, charges, livros de literatura infanto-juvenil; 
  
Durante as aulas de Leitura e Produção de Textos, cada turma receberá orientações linguísticas sobre o gênero textual que lerá. 

O encerramento do projeto envolverá toda a comunidade escolar. Na ocasião (data a ser definida pela direção), haverá exposição das atividades referentes às leituras e atividades realizadas, contação de histórias, dramatizações, música, declamação de poemas e a presença de um escritor de literatura infantil. 




"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão." 
                                                                                                                      (Francis Bacon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário