Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico


free flash templatesO fenômeno educativo concebe-se de várias formas. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada, que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos. É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sócio-política e a cultural. 
Para atender todas estas dimensões se faz necessário que a escola elabore seu Projeto Político Pedagógico, com a definição de seus objetivos, nos aspectos sociais, econômicos e políticos, estabelecendo uma nova relação e articulação no planejamento da vida escolar. 

O respaldo legal para a construção deste Projeto encontra-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n.º 9394/96, em seus artigos 13 e 14, onde está ressaltada a incumbência dos profissionais da educação na sua elaboração e execução.


Diante desta realidade o CEMA apresenta seu Projeto Político Pedagógico (com objetivos específicos e metas a serem atingidas a cada ano letivo) para atender não somente uma exigência legal, mas, sobretudo uma necessidade educacional, buscando maior qualidade no ensino com a formação de cidadãos críticos, participativos e, principalmente felizes. 

Assim, nossa escola pretende ser dinâmica, organizada e capaz de estabelecer relação entre o fazer, o saber e o pensar, privilegiando a formação de um ser humano total. Através de mecanismos viáveis de comunicação, interação e informação buscaremos formar homens e mulheres atuantes em sua comunidade, tomando-se agentes transformadores. 

Para que sejamos capazes de alcançar os objetivos propostos neste Projeto será necessário provocar rupturas com o presente e ocasionar mudanças para o futuro. Nesta perspectiva o Projeto é político, porque busca formar o cidadão capaz de ler a realidade com discernimento, inserindo-se nela como ser autônomo, crítico, criativo e participativo, reconhecendo e reivindicando seus direitos e deveres, assumindo atitude de membro da coletividade para desenvolver o bem comum, preparando-o para o mundo das relações de trabalho e de vida. E é pedagógico porque propõe uma reflexão sobre a ação dos homens na sua realidade, deixando claras as suas determinações. Refere-se à melhoria do processo ensino aprendizagem, orientando a ação educativa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário