O Projeto Político Pedagógico
O fenômeno educativo concebe-se de várias formas.
Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada, que se dá a conhecer de
forma única e precisa em seus múltiplos aspectos. É um fenômeno humano,
histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana
quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sócio-política e a cultural.
Para atender todas estas dimensões se faz necessário que a escola elabore seu
Projeto Político Pedagógico, com a definição de seus objetivos, nos aspectos
sociais, econômicos e políticos, estabelecendo uma nova relação e articulação
no planejamento da vida escolar.
O respaldo legal para a construção deste Projeto encontra-se na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n.º 9394/96, em seus artigos 13 e
14, onde está ressaltada a incumbência dos profissionais da educação na sua
elaboração e execução.
Diante desta realidade o CEMA apresenta seu Projeto
Político Pedagógico (com objetivos específicos e metas a serem atingidas a cada
ano letivo) para atender não somente uma exigência legal, mas, sobretudo uma
necessidade educacional, buscando maior qualidade no ensino com a formação de
cidadãos críticos, participativos e, principalmente felizes.
Assim, nossa escola pretende ser dinâmica, organizada e capaz de estabelecer
relação entre o fazer, o saber e o pensar, privilegiando a formação de um ser
humano total. Através de mecanismos viáveis de comunicação, interação e
informação buscaremos formar homens e mulheres atuantes em sua comunidade,
tomando-se agentes transformadores.
Para que sejamos capazes de alcançar os objetivos propostos neste Projeto será
necessário provocar rupturas com o presente e ocasionar mudanças para o futuro.
Nesta perspectiva o Projeto é político, porque busca formar o cidadão capaz de
ler a realidade com discernimento, inserindo-se nela como ser autônomo,
crítico, criativo e participativo, reconhecendo e reivindicando seus direitos e
deveres, assumindo atitude de membro da coletividade para desenvolver o bem
comum, preparando-o para o mundo das relações de trabalho e de vida. E é
pedagógico porque propõe uma reflexão sobre a ação dos homens na sua realidade,
deixando claras as suas determinações. Refere-se à melhoria do processo ensino
aprendizagem, orientando a ação educativa.
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